quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Hood Ride



“Meses debaixo de uma árvore, dias sob sol e chuva e até mesmo urina sobre a carroceria. Geou muito durante a noite? Excelente. Estourou mais uma ferrugem no pára-lama? Motivo de comemoração. Quanto mais velho e apodrecido, melhor. Este é o princípio básico dos Rat Rods — conhecidos também como Hood Rides ou Rusted Volks. O estilo começou nos Estados Unidos e vem ganhando adeptos no Brasil. Um deles é o administrador Augusto Passos, de 27 anos — o Guto de Porto União, no interior de Santa Catarina. Pelas ruas da cidadezinha de 30 mil habitantes, ele é conhecido pelo seu Fusca 1969 caindo aos pedaços.

Guto conta que se tornou adepto do estilo depois de reformar diversos modelos. “Investi muito dinheiro para reformar meus carros antigos e não ficaram como eu queria. Conheci o estilo na internet e pirei!”, explica. Depois de gastar R$ 2 mil para comprar a relíquia de um senhor, ele investiu mais que o dobro para que o Fusca ficasse mais… velho! As rodas aro 17” são importadas (com pneus 205/40) e a suspensão é a ar. O eixo dianteiro foi encurtado: “É característica dos Hoods”. O estilo contempla apenas carros velhos, de preferência Volks dos anos 1960, os mais queridos entre os adeptos.
Augusto PassosGuto possui dois Fusca e uma Kombi, todos são “adeptos” do estilo conhecido também como Rusted VolksPara mantê-lo o mais podre possível, Guto utiliza diversas técnicas.

“O Fusca está há três meses debaixo de uma árvore. Está ficando ótimo”. Ele ainda afirma que apenas lava as rodas e o interior do carro. O restante só vê água quando chove. “Para passear, deixo meu Audi S3 em casa e saio com o Fusca. É um show à parte.” Histórias engraçadas são freqüentes. “Um morcego morreu e caiu no teto. Deixe ele lá até apodrecer”, lembra. Na ocasião, Guto foi a uma churrascaria e causou verdadeiro espanto entre as pessoas. “Me perguntavam por que eu fazia aquilo e tiravam fotos”, explica. Se você está curioso sobre o fim do morcego… “Ele caiu na estrada logo depois”, finaliza o proprietário.”

2 comentários:

  1. Boa tarde procuro por certos acessórios para terminar de montar meu Fusca no estilo HOODRIDE. Só acho as mesmas no mercado livre por preços absurdos. Sou de Londrina-PR e por aqui não tem. Será que alguem pode me indicar onde as encontro ? Segue o que procuro : debrum galão de paralamas vermelhos para os 4 paralamas , quebra sol externo (sunvisor ) tmbm em acrilico vermelho e um bagageiro de época (aquele típico com 4 apoios de borracha) DE PREFERENCIA USADO pq nos novos estão pedindo R$400,00 ou mais. Segue meu email para contato OBRIGADO. jpaulogil@hotmail.com

    ResponderExcluir
  2. Boa Tarde!
    Recentemente adquiri uma kombi 1962,até que em boas condiçoes,porém necessitava urgente de um banho de tinta,com todos os itens originais,ate mesmo com o maleiro em cima do teto,Ao conhecer este novo estilo,o Hoodride,fiquei encantado,e minha ideia que a principio seria de restaurar o veiculo mudou radicalmente.Gostaria de saber mais informaçoes,sobre por exemplo se necessito legalizar algo,além de rebaixada?Obrigado
    meu email para informaçoes:thiago-viana77@hotmail.com

    ResponderExcluir