sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Linha do tempo do Fusca

Ferdinand Porsche começa a esboçar os projetos com a forma do Fusca, chamado inicialmente de Volkswagen, que significa “carro do povo”.
Hitler pede a Porsche um carro prático, de fácil manutenção e longa duração. Nasce então o Fusca: equipado do motor refrigerado a ar, sistema elétrico de seis volts e câmbio seco de 4 marchas.
Toda produção na Alemanha nazista é voltada para o uso militar. Com a mesma plataforma do Fusca, são desenvolvidos o jipe Kübelwagem, o anfíbio Schwimmwagem e o Kommamdeurwagem, todos destinados ao campo de batalha até 1945.
A fábrica é reconstruída. A produção em escala é retomada.
Começa a exportação do Fusca para os EUA e para outros países da Europa.
Chega no Brasil o primeiro lote de Fuscas da Alemanha, que contava com 30 unidades, todas comprada pela família Matarazzo.
O Fusca começa a ser importado para o Brasil em CKD (desmontado) e montado por aqui.
Finalmente o Fusca passa a ser produzido no Brasil, na fábrica da Volkswagen na Anchieta. A cerimônia da inauguração da fábrica contou com a participação do presidente Juscelino Kubitschek. Após 27 anos de produção no país, o Fusca deixa de ser fabricado.
A pedido então do presidente Itamar Franco, a produção é retomada e vai até 1996, quando o Fusca de vez o Brasil, após perder o fôlego para concorrência. Neste período foram vendidas 40 mil novas unidades.
É produzida no México a última unidade, com direito a Festa de despedida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário