domingo, 18 de outubro de 2009

Volkswagen planeja levantar até 10 bilhões de euros de acionistas

Valor será usado para fazer novas aquisições e a fusão com a Porsche. Marca alemã quer expandir seu grupo de marcas de 9% para 12%.



A Volkswagen divulgou nesta sexta-feira (16) planos de levantar até 10 bilhões de euros (14,9 bilhões de dólares) de acionistas, o que analistas disseram que será suficiente para fazer novas aquisições, bem como uma fusão com a Porsche.

A montadora está envolvida em um processo de integração com a Porsche até 2011, e ambas as companhias tomaram várias medidas para fortalecer seus balanços.

A VW, cujo valor de mercado é de 43 bilhões de euros, informou que buscará autorização em dezembro para emitir até 135 milhões de novas ações preferenciais até dezembro de 2014, das quais uma grande parcela pode adentrar o mercado até a metade de 2010.

Com base no atual preço das ações preferenciais da VW, a iniciativa pode captar 10 bilhões de euros. Assumindo um desconto de 20% sobre o atual preço, a emissão deve gerar 8 bilhões de euros, disseram analistas do Credit Suisse.

A notícia sobre o plano de emissão de novas ações, cuja escala surpreendeu alguns observadores do mercado, surgem na sequência de comentários feitos pelo presidente do conselho da VW no mês passado. Ele afirmou que a maior montadora da Europa - que assumiu uma fatia do mercado global de 11,7 % em setembro - pode expandir seu grupo de marcas de 9% para 12%.

A fabricante alemã também busca ampliar sua participação como fabricante de caminhões com a recente aquisição das ações remanescentes da alemã MAN AG, afirmou um analista.

FONTE: GLOBO.COM

Nenhum comentário:

Postar um comentário