nosso querido fusca.
Alias, o principal objetivo do blog esta em levar para todos as curiosidades
reviravoltas, e toda a carreira do carro mais querido do mundo.
Aproveito tambem para dizer OBRIGADO, a vc leitor, nosso blog esta simplesmente decolando em numero de visitas!
Sem mais delongas, vamos a historia!
Ferdinand Porsche e Adolf Hitler estavam reunindos em uma mesa discutindo o projeto do Volks Wagen (carro do povo) alemão. Hitler já conhecia cada detalhe dos projetos de Porsche, suas vantagens e suas fraquezas.
Baseado nisso, o ditador exigiu alterações no projeto original que atendessem as seguintes necessidades do povo alemão:
- O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma família alemã da época, e Hitler “não queria separar as crianças de seus pais”).
- Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
- O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).
- O motor que executasse estas tarefas deveria ser refrigerado a ar, (pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento), se possível a diesel e na dianteira.
- O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.
- O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).
Em 1934 Porsche apresentaria o projeto final contrariando duas das exigências de Adolf:
1. O veículo proposto teria motor à ar traseiro devido a ínumeras vantagens (tais como a maior facilidade para transferir o movimento para o eixo motriz traseiro)
2. O preço seria bastante superior ao exigido pelo ditador.
Não se sabe como se seguiu a negociação a partir desse momento, mas há aqueles que acreditam numa possível coerção à Porsche. Com uma arma apontada para sua cabeça, o engenheiro teria ouvido:“Você têm 24 horas para encontrar uma solução e reduzir o preço do projeto.”
opa!
ResponderExcluirtem uma postagem sobre o fusca no meu blog...
dê uma passada lá!
t+