sábado, 4 de julho de 2009

Porsche e Hitler.

Amigos, nessa postagem vamos falar mais um pouco sobre a historia do
nosso querido fusca.
Alias, o principal objetivo do blog esta em levar para todos as curiosidades
reviravoltas, e toda a carreira do carro mais querido do mundo.
Aproveito tambem para dizer OBRIGADO, a vc leitor, nosso blog esta simplesmente decolando em numero de visitas!
Sem mais delongas, vamos a historia!

Ferdinand Porsche e Adolf Hitler estavam reunindos em uma mesa discutindo o projeto do
Volks Wagen (carro do povo) alemão. Hitler já conhecia cada detalhe dos projetos de Porsche, suas vantagens e suas fraquezas.

Baseado nisso, o ditador exigiu alterações no projeto original que atendessem as seguintes necessidades do povo alemão:

  • O carro deveria carregar dois adultos e três crianças (uma família alemã da época, e Hitler “não queria separar as crianças de seus pais”).
  • Deveria alcançar e manter a velocidade média de 100 km/h.
  • O consumo de combustível, mesmo com a exigência acima, não deveria passar de 13km/litro (devido à pouca disponibilidade de combustível).
  • O motor que executasse estas tarefas deveria ser refrigerado a ar, (pois muitos alemães não possuíam garagens com aquecimento), se possível a diesel e na dianteira.
  • O carro deveria ser capaz de carregar três soldados e uma metralhadora.
  • O preço deveria ser menor do que mil marcos imperiais (o preço de uma boa motocicleta na época).

Em 1934 Porsche apresentaria o projeto final contrariando duas das exigências de Adolf:

1. O veículo proposto teria motor à ar traseiro devido a ínumeras vantagens (tais como a maior facilidade para transferir o movimento para o eixo motriz traseiro)

2. O preço seria bastante superior ao exigido pelo ditador.

Não se sabe como se seguiu a negociação a partir desse momento, mas há aqueles que acreditam numa possível coerção à Porsche. Com uma arma apontada para sua cabeça, o engenheiro teria ouvido:

“Você têm 24 horas para encontrar uma solução e reduzir o preço do projeto.”

Um comentário:

  1. opa!
    tem uma postagem sobre o fusca no meu blog...

    dê uma passada lá!
    t+

    ResponderExcluir