quinta-feira, 16 de abril de 2009

As principais mudanças do fusca de ano em ano

1960

– Troca de volante. O novo é em forma de cálice, com aro de buzina. Maçanetas externas com fechaduras de botão, pára-sol para o acompanhante e revestimento do estribo na cor do veículo.
1961 – Caixa de mudanças sincronizada, limitador de abertura de portas, alça de segurança no painel para o acompanhante, suporte de molas no capô do porta-malas, indicador elétrico do nível de combustível e nova lanterna traseira.

1962 – Chassi nacional, luz assimétrica nos faróis, gancho cabide, reservatório de fluido de freio de plástico e friso na saída de ar quente.

1963 – Novo descansa-braço, lavador de pára-brisa pneumático, amortecedor de direção, janelas traseiras basculantes e modificação no volante.

1964 – Reservatório de gasolina com novo formato, dobradiças das portas aperfeiçoadas, velocímetro com lacre.

1965 – Trava de direção ligada diretamente ao sistema de ignição, lanterna de placa traseira maior, sinalizadores de direção redesenhados, bancos mais estreitos, encosto do banco traseiro dobravél, barra de direção com sistema de lubrificação automático.

1966 – Caixa de mudanças aperfeiçoada, tampa do distribuidor à prova de poeira, tampa da bateria mais resistente, velas de ignição protegidas por coifas contra respingos de água.

1967 – Motor VW – 1.300 substitui o 1.200. Vidro traseiro com área 20 % maior, computador de luzes acoplado à alavanca dos indicadores de direção, acelerador de acionamento progressivo, botão de pressão na fechadura do capô do motor. Mais: aro de roda com 10 furos, dispositivo de segurança contra abertura imprevista da porta, estribo com sulcos longitudinais, novo silencioso, novas palhetas do limpador de pára-brisas e caixa de fusíveis embaixo do painel.

1968 – Sistema elétrico de 12 volts, indicador mecânico de nível de gasolina (acusava o nivel mesmo com a chave desligada), pedais de comando em chapas estampadas e caixa de lubrificação com graxa, em vez de óleo.

1969 – Espelho retrovisor externo de novo formato, espelho interno com carcaça de plástico, cinzeiro do painel sem botão e bacos com formato mais anatômico e encosto mais largo.

1970 – Motor 1.500 (Fuscão), pára-choques de lâmina única, manivela de acionamento dos vidros aperfeiçoada, capô do porta-malas e capuz do motor redesenhados, novos botões de comando, freio a disco opcional (1.500), lanternas traseiras maiores (1.500).

1971 – Tubo de escapamento mais curto.

1972 – Novo interruptor de luzes indicadoras de direção, novo garfo para engrenagem. Maior intervalo de manutenção.

1973 – Janelas traseiras voltam a ser fixas (basculantes opcionais), painel de instrumentos na cor do veículo, descansa-braço redesenhado, trava de dois estágios no capô do porta-malas, limpador do para-bisas com dois estágios de velocidade, novo distribuidor vácuo-cen-trífugo, carburador recalibrado, faróis colocados na vertical e pára-lamas redesenhados. Foram eliminados o interruptor de contato da luz da porta dianteira e o sistema de aquecimento passou a ser opcional.

1974 – Sistema de ventilação mais eficiente, grade para tomada de ar na frente do pára-brisa, saídas de ar atrás das janelas laterais traseiras, volante reestilizado, nova calota de plástico, bitola dianteira aumentada, lavador de pára-brisa com bomba de pé, luz de advertência, pára-brisa com maior área de visibilidade, acelerador de duplo estágio. Opcional: motor VW 1.600 (Super-Fuscão).

1975 – Chassi e trilhos dos assentos reforçados, alavanca de câmbio encurtada, filtro de ar a seco e caixa de fusíveis com 12 pólos.

1976 – Espelho retrovisor externo maior, trava de segurança nos encostos dos assentos, palhetas alongadas.

1977 – Interruptor do limpador de pára-brisa na coluna de direção, luzes de advertência, direção de segurança deslocável num choque frontal, sistema de freio com duplo-circuito, luz vermelha no velocímetro para controlar anormalidades, comandos de painel de instrumentos iluminados, pára-sóis biarticulados.

1978 – Bocal do tanque externo, travamento das portas sem uso da chave, chave única para abertura das portas capô do motor e interruptor das luzes de advertência acionado por alavanca na coluna de direção.

1979 - Novo espelho retrovisor retangular, nova manopla para a alavanca de mudanças de marcha, logotipo traseiro de plástico, volante de direção em polipropileno, manivela de acionamento dos vidros de plástico, alça de segurança redimensionada e novas lanternas traseiras (tipo Fafá).

1980 – Opção de apoio de cabeça. Motor 1.300 a ácool.

1981 – Novo volante, com diâmetro menor (380 mm).

1982 – Novo painel, com o quadro de instrumentos retangular.

1983 – Novos bancos dianteiros, volante espumado e ignição eletrônica. Novos carburadores para motor a álcool e caixa de câmbio do tipo “life-time”, que dispensa a troca periódica de óleo de lubrificação.

1984 – Novo motor 1,6 a álcool.


1985 – Novos bancos, com molas reforçadas no encosto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário